Dicas Indispensáveis para Cuidar do seu Judogi

Um judoca deve sempre dar o seu melhor, como sinal de respeito por você, pelo professor e seus companheiros de equipe. O número de judogi deve corresponder à quantidade de treinamento por semana. Você não pode treinar toda a semana em um judogi; idealmente você deve ter um judogi para cada dia de treinamento, mas se isso não for possível, você deve compensar mantendo-o limpo o tempo todo.

Sabemos que os judogi duráveis e de qualidade são caros. Se você seguir estas dicas, seu judogi vai durar mais tempo:

1 – Não utilizar lixívia, cloro ou qualquer outra coisa. Não use cloro, cloro ou outros produtos químicos; o tecido do judogi perderá sua força e será suscetível ao rasgamento, o que reduzirá sua vida útil.

2 – Lave seu judogi após cada sessão de treinamento. Se você não puder lavá-lo, pelo menos coloque-o em um local bem ventilado, à sombra e com ar para evaporar o suor. Nunca deixe seu judogi suado em sua bolsa de treinamento. Não só danifica o tecido (o suor contém ácido úrico, que é mais corrosivo que a lixívia), mas também é um bom alvo para as bactérias.

3 – Lavar o judogi de dentro para fora. Esfregar a pele remove as células mortas e lavar de dentro para fora remove as células mortas do tecido.

4 – Lave o judogi continuamente em água fria. A água quente ajuda a reter a sujeira e faz com que ela encolha mais do que um judogi normal.

Veja isso:

Ideias de Lanches Saudáveis antes do treino

10 ótimos vantagens da prática do Karate

5 – Uma técnica muito interessante e amplamente utilizada para judogi branco é usar bicarbonato de sódio (1/2 xícara) em cada judogi que você lava. Isto irá alvejar ainda mais sem danificar o tecido. Se as manchas persistirem, você pode molhá-las na banheira ou máquina de lavar roupa com sabão em pó neutro e um pouco de lixívia sem cloro (Vanish e produtos similares) (cerca de 30 minutos). Nota: o chumbo não deve ser exposto ao sol. Colocá-los na máquina de lavar ou secá-los no chuveiro e enxaguá-los completamente. Entretanto, o Judogi Blue não é tão suscetível a manchas e pode ser lavado simplesmente seguindo os conselhos acima.

6 – Se preferir, você pode molhar o Judogi em amaciante na banheira ou máquina de lavar roupa por alguns minutos e depois enxaguar. O amaciante não só torna as roupas mais macias e mais confortáveis, mas também ajuda a remover o excesso de sabão que pode deixar manchas, especialmente em roupas Judogi azuis. Algumas pessoas preferem não usar amaciador de tecidos para não fazer tecidos “mais duros e ásperos”. Depende do gosto pessoal.

7- Não lavar o Judogi branco com Judogi azul, pois o Judogi azul tende a perder parte de sua cor, especialmente quando são novos, o que descolora o branco.

8- Não seque o judogi ao sol ou em uma máquina de secar, mas seque-o dentro de casa em um local bem ventilado e sombreado, pois o calor endurece as fibras e o judogi encolhe mais do que o normal.

9- Após cada sessão de treinamento, pendure o cinto em um lugar bem ventilado e sombreado. Tradicionalmente, o cinto não é lavado. Ela simboliza sua honra, sua vontade (deve, portanto, estar bem amarrada) e seu progresso na aprendizagem do judô. É o resultado de seus esforços e determinação. Na tradição do judô, o cinto começa branco e com o tempo, através de um treinamento intensivo, torna-se marrom e finalmente preto.

10 Nunca usar cola para fixar um remendo, sempre costurá-lo. Este método não só é mais seguro e esteticamente mais agradável, como também não danifica o tecido.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.